Introdução & Coleção de Dados
(Aula Um)



L.A. Bertolo


Introdução:

Os tomadores de decisões tomam as melhores decisões quando eles usam todas as informações disponíveis de uma maneira eficiente e eficaz. A principal regra da estatística é fornecer aos tomadores de decisão métodos para se obter e analisar informações que auxiliarão a tomada de decisão. A estatística é usada para responder questões de planejamento de longo prazo, tais como quando e onde localizar facilidades para manipular as vendas futuras.

Definição:

Estatística é definida como a ciência de coletar, organizar, apresentar, analisar e interpretar dados numéricos para o propósito de auxiliar a uma tomada de decisão mais efetiva.

Tipos de Estatística:

Existem dois tipos de estatística

1. Estatística Descritiva está concentrada com os cálculos resumidos, gráficos, diagramas e tabelas.

2. Estatística Inferencial é um método usado para generalizar de uma amostra para uma população. Por exemplo, a renda média de todas as famílias (a população) dos USA pode ser estimada dos valores obtidos de umas poucas centenas (a amostra) de famílias.

População Estatística:

É a coleção de todas as observações possíveis de uma característica específica de interesse. Um exemplo são todos os estudantes do curso TMA neste período. Note que uma amostra é um subconjunto da população.

Variável:

Uma variável é um item de interesse que pode assunir muitos valores numéricos diferentes.

Tipos de Variáveis ou Dados:

1. Variáveis Qualitativas são variáveis não numéricas e não podem ser medidas. Exemplos incluem o sexo, afiliação religiosa, estado de nascimento.

2. Variáveis Quantitativas são variáveis numéricas e podem ser medidas. Exemplos incluem o saldo de sua conta bancária, número de filhos da sua família. Note que variáveis quantitativas são ou discreta (que podem assumir somente certos valores, e geralmente há "saltos" entre os valores, tais como o número de quartos na sua casa) ou contínua (que pode assumir qualquer valor dentro de um intervalo especificado, tal como a presão do ar num pneu.)

Tipos de Dados Quantitativos:

Existem quatro (4) tipos de dados quantitativos:

1. Dados Nominais: Os dados mais fracos de uma medida. Números são usados para representarem um item ou característica. Exemplos incluem: uma faculdade pode designar as profissões por números, i.e., BBA em contabilidade=1, BBA em administração=04, ou masculino=1 e feminino=2. Note que tais dados não serão tratados como numéricos, pois o tamanho relativo não tem significado.

2. Dados Ordinais ou de Classificação: Números são usados para classificar. Um exemplo são as forças do ventoo no maar. Uma brisa leve ée classificada como 3, uma brisa forte como 6. Operações aritméticas simples não são significativamente aplicadas aos dados ordinais. Um outro exemplo é exccelente, bom, fraco e pior.
A diferença principal entre dados ordinais e dados nominais é que os dados ordinais contém uma relação de igualdade (=) e um maior que (>), enquanto os dados nominnais contém somente uma relação de igualdade (=).

3. Dados Intervalares: Se tivermos dados com propriedades ordinais (> & =) e pudermos medir a distância entre dois dados, temos uma medida intervalar.
Dados intervalares são preferidos sobre os dados ordinais porque, com eles, os tomadores de decisões podem precisamente determinar a diferença entre duas observações, i.e., distâncias entre números podem ser medidas. Por exemplo, empacotadores de congelados tem diariamente contato com uma temperatura medida por intervalo.

4. Dados Ratio: É o mais alto nível de medidas e permite todas as operações aritméticas básicas, incluindo divisão e multiplicação. Dados medidos numa escala ratio tem um ponto zero não arbitrário ou fixo. Exemplos incluem dados de negócios, tais como custos, receitas e lucros.

Fontes de Dados:

1. Dados Secundários: Dados que estão já disponíveis. Um exemplo: statistical abstract dos USA. Vantagem: menos despesas. Desvantagem: podem não satisfazer suas necessidades.

2. Dados Primários: Dados que devem ser coletados.

Métodos de Coletar Dados Primários:

1. Grupo Focal; 2. Entrevista por Telefone; 3. Questionários por Malotes; 4. Bater de Porta em Porta; 5. Pesquisa em Centro Comercial; 6. Registro de Novos Produtos; 7. Entrevista Pessoal; e 8. Experimentos são algumas fontes para se coletar os dados primários.

Métodos de Amostragens:

Existem muitas maneiras de se coletar uma amostra. Os métodos mais comuns usados são:

A. Amostragem Estatística:

1. Amostragem Aleatória Simples: É um método de selecionar itens de uma população tal que cada amostra possível de tamanho específico tenha uma chance igual de ser selecionada. Neste caso, a amostragem pode ser com ou sem reposição.

2. Amostragem Aleatória Estratificada: É obtida selecionando uma amostra aleatória simples de estratos (ou conjuntos mutuamente excludentes). Alguns dos critérios de divisão de uma população em estratos são: Sexo (macho, fêmea); Idade (abaixo de 18, 18 a 28, 29 a 39); Ocupação (desempregado, profissional, outro).

3. Amostragem Agrupada: É uma amostra aleatória simples de grupos de elementos. Amostragem agrupada é útil quando for difícil ou oneroso gerar uma amostra aleatória simples. Por exemplo, para estimar a renda familiar média anual numa grande cidade usamos amostragem agrupada, porque para usar uma amostragem aleatória simples precisamos de uma lista completa de famílias da cidade que iremos amostrar. Para usar a amostragem aleatória estratificada, precisaríamos novamente da lista de famílias. Uma maneira mais barata é deixar cada bloco dentro da cidade representar um grupo. Uma amostra de grupos poderia então ser aleatoriamente selecionada, e cada família dentro destes grupos poderia ser entrevistada para se achar a renda familiar média anual.

B. Amostragem Não Estatística:

1. Amostragem por Julgamento: Neste caso, a pessoa colhendo a amostra tem controle direto ou indireto sobre quais itens são selecionados para a amostra.

2. Amostragem por Conveniência: Neste método, os tomadores de decisão selecionam uma amostra da população de uma maneira que seja relativamente fácil e conveniente.

3. Amostragem por Cota: Neste método, o tomador de decisão exige que a amostra contenha um certo número de itens com uma dada característica. Muitos interesses políticos são, em parte, amostragem por cotas.

Nota:

A tabela de números aleatórios fornece uma lista de números que são gerados aleatoriamente e podem ser usados para selecionar amostras aleatórias. Pacotes computacionais são usados para gerar listas de números aleatórios. Para a tabela, refira-se ao texto.

Slides relacionados a esta aula:

Antes de você iniciar os slides relacionados à esta nota de aula, certifique-se que você está rodando o Windows 95 ou superior, você tenha o Netscape Navigator ou Internet Explorer no seu computador. Também, existem dois two plug-ins exigidos no seu computador.



  Links relacionados a esta aula


All contents copyright (c) 2012.
All rights reserved.
Esta página foi alterada pela última vez em 9/07/12